SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Auditory processing and combination of distinctive features in speech acquisition in children with phonological disordersSeverity of phonological disorder, phonological awareness and articulatory praxis in preschoolers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 1982-0232

Abstract

KAMINSKI, Tassiana Isabel; MOTA, Helena Bolli  and  CIELO, Carla Aparecida. Vocabulário expressivo e consciência fonológica: correlações destas variáveis em crianças com desvio fonológico. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 174-181. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342011000200011.

OBJETIVO: Investigar a correlação entre o desempenho de crianças com desvio fonológico em vocabulário expressivo e consciência fonológica e analisar a influência da idade. MÉTODOS: Contou-se com amostra de 24 crianças entre 5 e 7 anos, diagnosticadas com desvio fonológico e divididas em três grupos, de acordo com a faixa etária. Os sujeitos realizaram foram avaliados com relação às habilidades de consciência fonológica e vocabulário expressivo. Os dados dos grupos receberam análise estatística para verificar a correlação entre os desempenhos dos dois testes e comparar as variáveis numéricas entre as faixas etárias. RESULTADOS: No grupo de 5 anos, observou-se 18 correlações significativas entre as subtarefas em consciência fonológica e os campos de vocabulário expressivo. Destas, 17 foram positivas e uma negativa. Na idade de 6 anos, verificou-se dez correlações, nove foram positivas e uma negativa. No grupo de 7 anos, 11 correlações foram observadas, das quais seis foram negativas e cinco positivas. Ao analisar as idades, em ambos os testes, maiores escores foram obtidos pelos sujeitos com maior idade. CONCLUSÃO: Houve correlação entre algumas habilidades de consciência fonológica e o vocabulário expressivo dos sujeitos deste estudo, nas diferentes idades. O desempenho em ambas as provas melhorou com o aumento da idade.

Keywords : Testes de linguagem; Vocabulário; Semântica; Linguagem infantil; Desenvolvimento da linguagem; Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese