SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2O processamento auditivo e a combinação de traços distintivos na aquisição de fala em crianças com desvios fonológicosGravidade do transtorno fonológico, consciência fonológica e praxia articulatória em pré-escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

KAMINSKI, Tassiana Isabel; MOTA, Helena Bolli  e  CIELO, Carla Aparecida. Vocabulário expressivo e consciência fonológica: correlações destas variáveis em crianças com desvio fonológico. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp.174-181. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342011000200011.

OBJETIVO: Investigar a correlação entre o desempenho de crianças com desvio fonológico em vocabulário expressivo e consciência fonológica e analisar a influência da idade. MÉTODOS: Contou-se com amostra de 24 crianças entre 5 e 7 anos, diagnosticadas com desvio fonológico e divididas em três grupos, de acordo com a faixa etária. Os sujeitos realizaram foram avaliados com relação às habilidades de consciência fonológica e vocabulário expressivo. Os dados dos grupos receberam análise estatística para verificar a correlação entre os desempenhos dos dois testes e comparar as variáveis numéricas entre as faixas etárias. RESULTADOS: No grupo de 5 anos, observou-se 18 correlações significativas entre as subtarefas em consciência fonológica e os campos de vocabulário expressivo. Destas, 17 foram positivas e uma negativa. Na idade de 6 anos, verificou-se dez correlações, nove foram positivas e uma negativa. No grupo de 7 anos, 11 correlações foram observadas, das quais seis foram negativas e cinco positivas. Ao analisar as idades, em ambos os testes, maiores escores foram obtidos pelos sujeitos com maior idade. CONCLUSÃO: Houve correlação entre algumas habilidades de consciência fonológica e o vocabulário expressivo dos sujeitos deste estudo, nas diferentes idades. O desempenho em ambas as provas melhorou com o aumento da idade.

Palavras-chave : Testes de linguagem; Vocabulário; Semântica; Linguagem infantil; Desenvolvimento da linguagem; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons