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Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

CAPELLINI, Simone Aparecida; OLIVEIRA, Adriana Marques de  e  PINHEIRO, Fábio Henrique. Eficácia do programa de remediação metafonológica e de leitura para escolares com dificuldades de aprendizagem. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp.189-197. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342011000200013.

OBJETIVO: Verificar a eficácia do programa de remediação metafonológica e leitura, elaborado em versão computadorizada para escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram deste estudo 600 escolares de 2ª a 4ª série do ensino público fundamental, distribuídos em dois grupos: Grupo I (GI) e Grupo II (GII). O GI, composto por 300 escolares com dificuldades de aprendizagem, foi subdividido em GIc: 150 escolares que não foram submetidos ao programa de remediação metafonológica e de leitura; e GIe: 150 escolares do GI submetidos ao programa de remediação. O Grupo II (GII), composto por 300 escolares com bom desempenho escolar, foi subdividido em GIIc: 150 escolares que não foram submetidos ao programa de remediação; e GIIe: 150 escolares submetidos ao programa de remediação. Foi elaborado um programa computadorizado de remediação metafonológica e de leitura em versão avaliativa e interventiva. O programa foi composto por três fases: pré-avaliação, intervenção e após-avaliação. RESULTADOS: Houve diferença entre a situação de pré e após avaliação para os escolares do GIe em todos as provas da versão avaliativa e em todas as habilidades trabalhadas na remediação e para o GIIe nas provas de reconhecimento de som, segmentação e manipulação fonêmica. CONCLUSÃO: Os achados deste estudo evidenciam que a eficácia do programa de remediação metafonológica e de leitura elaborado para este estudo, pois os escolares com dificuldades de aprendizagem submetidos ao programa desenvolveram habilidades metafonológicas necessárias para o desenvolvimento da leitura.

Palavras-chave : Aprendizagem; Avaliação [métodos]; Leitura; Transtornos de aprendizagem; Compreensão; Instrução por computador.

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