SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Contribuições para análise da política de saúde auditiva no BrasilSintomas vocais e sensações laríngeas em trabalhadores de uma usina de álcool e açúcar expostos a riscos ocupacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

OLIVA, Flavia Cardoso et al. Mudança significativa do limiar auditivo em trabalhadores expostos a diferentes níveis de ruído. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 260-265. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342011000300005.

OBJETIVO: Avaliar a audição e a ocorrência de mudança significativa do limiar auditivo em trabalhadores de frigoríficos expostos a níveis de ruído abaixo das Normas e Regulamentações nacionais e internacionais e compará-los com trabalhadores expostos a níveis de ruído considerados excessivos. MÉTODOS: Utilizou-se um banco de dados contendo informações longitudinais de 266 trabalhadores. Foram selecionados trabalhadores com um mínimo de três exames audiométricos e os que continham dados de exposição ao ruído. Foram mantidos 63 exames, classificados de acordo com sua exposição ao ruído em três níveis: 79 a 84,9 dB(A), 85 a 89,9 dB(A) e 90 a 98,8 dB(A). Foi avaliada a ocorrência de perdas auditivas e de mudança significativa de limiar auditivo dos participantes de cada subgrupo. RESULTADOS: Verificou-se diferenças em todas as frequências nos testes de comparação entre a média dos limiares auditivos para cada frequência em função do nível de exposição ao ruído. A correlação entre a ocorrência de Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINPSE) e os anos de exposição ao ruído dentro da empresa atual foi significativa (R=0,373; p=0,079). Foram encontradas mudanças permanentes de limiar auditivo nos três níveis de exposição ao ruído. CONCLUSÃO: Os achados do presente estudo sugerem a existência de uma associação entre mudança significativa do limiar auditivo dos trabalhadores e os anos de exposição ao ruído considerado de baixo risco.

Palavras-chave : Limites permissíveis; Legislação como assunto; Perda auditiva provocada por ruído; Exposição ocupacional; Ruído ocupacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português