SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3A influência da estrutura de um grupo na linguagem escrita de idosos: um estudo de casoMúsculo tiroaritenoideo e som basal: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

PAGLIARIN, Karina Carlesso; MOTA, Helena Bolli  e  KESKE-SOARES, Márcia. Generalização estrutural a partir do tratamento por diferentes modelos de oposições. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 356-361. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342011000300019.

Este trabalho teve como objetivo analisar a generalização estrutural (a itens não utilizados no tratamento, para outras posições na palavra, dentro de uma classe de sons e para outras classes de sons) em três diferentes modelos de abordagem contrastiva, considerando-se a gravidade do desvio fonológico. A amostra constituiu-se de nove sujeitos com desvio fonológico, com idades entre 4 anos e 2 meses e 6 anos e 6 meses. Todos foram avaliados, antes e após a terapia fonológica. Foram estabelecidos três grupos para o tratamento, todos constituídos por três sujeitos; em cada um havia um representante com desvio grave, moderado-grave e médio-moderado. Cada grupo foi tratado por um modelo diferente - Oposições Mínimas, Oposições Máximas/Empty Set e Oposições Múltiplas. A análise estatística dos resultados foi feita mediante comparação entre os modelos terapêuticos e a gravidade do desvio fonológico, utilizando-se os tipos de generalização. Verificou-se a ocorrência dos diferentes tipos de generalização em todos os grupos estudados, entretanto não houve diferença entre eles. Os três modelos de terapia aplicados favoreceram a ocorrência de generalização estrutural nas três diferentes gravidades do desvio, demonstrando que os modelos de abordagem contrastiva são eficazes no tratamento do desvio fonológico.

Palavras-chave : Fala; Distúrbios da fala; Generalização da resposta; Fonoterapia [métodos]; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês