SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Correlação entre ansiedade e performance comunicativaInterferências de estímulos visuais na produção escrita de escolares ouvintes sem queixas de alterações na escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

VOGINDROUKAS, Ioannis  e  ZIKOPOULOU, Olga. Compreensão de expressões idiomáticas em pessoas com síndrome de Asperger/autismo de alto funcionamento. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 390-395. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342011000400005.

OBJETIVO: Ampliar pesquisas anteriores a respeito do desenvolvimento da compreensão de expressões idiomáticas por meio da investigação dessa habilidade em crianças com síndrome de Asperger (AS) ou com autismo de alto funcionamento (HFA). MÉTODOS: Três grupos participaram do estudo. O primeiro grupo era composto por 27 crianças com AS/HFA (média de idade 11 anos e 3 meses) e os outros dois eram constituídos, respectivamente, por crianças em desenvolvimento típico e adultos. O Teste de Compreensão de Expressões Idiomáticas (CTIP) foi aplicado a todos os participantes. RESULTADOS: Crianças com AS/HFA tiveram desempenho inferior ao dos participantes dos outros dois grupos. Nenhuma diferença foi observada no desempenho dos dois grupos típicos. Também não houve correlação significativa entre o QI e o desempenho de crianças com AS/HFA, enquanto foram observadas correlações positivas entre a performance e a idade para nos dois grupos de crianças. CONCLUSÃO: Os resultados oferecem mais evidências de que crianças com AS/HFA tem dificuldades para compreender expressões idiomáticas e confirmam sua tendência a fazer interpretações literais. Essas dificuldades são irrelevantes para sua inteligência, mas afetam sua comunicação com outros. A compreensão dessas dificuldades é importante para a identificação de mecanismos para diminuir as confusões e mal entendidos observados nos atos comunicativos desse grupo.

Palavras-chave : Compreensão; Aptidão; Psicolinguística; Linguagem infatil; Cognição; Síndrome de Asperger; Transtorno autístico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês