SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Compreensão de expressões idiomáticas em pessoas com síndrome de Asperger/autismo de alto funcionamentoO registro escrito da nasalidade em crianças de educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

CASEMIRO, Juliana Ramos et al. Interferências de estímulos visuais na produção escrita de escolares ouvintes sem queixas de alterações na escrita. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 396-404. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342011000400006.

OBJETIVO: Verificar a influência de estímulos visuais na produção escrita de escolares do ensino fundamental sem queixas de alterações de leitura e escrita. MÉTODOS: Participaram 25 crianças sem queixa de leitura e escrita, que cursavam a 3ª e 4ª série (4º e 5º ano atuais) do ensino fundamental de uma escola pública. Adotaram-se como critérios de inclusão: respostas a 20 dBNA nas frequências de 500 Hz a 4 kHz na triagem auditiva; frequentar a referida escola por dois anos e possuir nível alfabético ou ortográfico de escrita. Os participantes foram separados em grupos pequenos e em dois dias realizaram as produções escritas que foram analisadas segundo critérios adaptados com base em um estudo sobre as competências comunicativas (genérica, enciclopédica e linguística). Os dados receberam análise estatística. RESULTADOS: Não houve diferença quanto ao tempo de elaboração da escrita, independente do estimulo visual. Quanto à competência genérica o tipo de discurso predominante foi o narrativo. Em relação à competência enciclopédica houve indícios de maior intertextualidade para a figura de ação. No que concerne à competência linguística, os textos foram longos, com pontuação inadequada, erros ortográficos e coesão global parcial. CONCLUSÃO: Os estímulos visuais apresentados não interferiram na produção escrita dos escolares do ensino fundamental em relação às competências comunicativas.

Palavras-chave : Educação; Redação; Avaliação; Escolaridade; Narração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês