SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Posturografia com estímulos de realidade virtual nas diferentes disfunções vestibularesTimpanometria com tons teste de 226 Hz e 1 kHz em um grupo de lactentes com indicadores de risco para deficiência auditiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão impressa ISSN 1516-8034

Resumo

MARANGONI, Andréa Tortosa et al. Fones de inserção: aplicação no colabamento de meato acústico externo. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 61-65. ISSN 1516-8034.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000100012.

OBJETIVO: Determinar a eficácia dos fones de inserção em casos de suspeita de colabamento de meato acústico externo. MÉTODOS: Vinte e um idosos com intervalo aéreo-ósseo superior a 10 dBNA nas frequências de 3 kHz e/ou 4 kHz foram submetidos à anamne se, audiometria tonal liminar, logoaudiometria e imitanciometria. A audiometria tonal e a logoaudiometria foram realizadas com os fones supra-aurais e com fones de inserção. RESULTADOS: Verificou-se que os limiares auditivos por via aérea obtidos com os fones de inserção foram menores em todas as frequências com exceção de 1 kHz. O intervalo aéreo-ósseo também foi menor com o fone de inserção, havendo um acoplamento aéreo-ósseo com este transdutor. CONCLUSÃO: Os fones de inserção ER-3A possibilitam melhora significativa nos limiares de audibilidade por via aérea em idosos, diminuindo ou até eliminando o intervalo aéreo-ósseo, sobretudo nas frequências altas, nos casos de colabamento do meato acústico externo.

Palavras-chave : Audição; Audiometria; Limiar auditivo; Meato acústico externo; Idoso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês