SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Validação do Questionário de Performance Vocal no BrasilProcessamento auditivo, leitura e escrita na síndrome de Silver-Russell: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão impressa ISSN 1516-8034

Resumo

VILLAS BOAS, Denise Cintra; FERREIRA, Léslie Piccolotto  e  VIOLA, Izabel Cristina. Professor especializado na área da deficiência visual: os sentidos da voz. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 92-100. ISSN 1516-8034.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000100017.

O objetivo deste relato de caso foi investigar o sentido atribuído à voz de professores especializados na área de deficiência visual e sua prática em sala de aula. Participaram oito professoras, divididas em três grupos: quatro videntes, duas com visão subnormal e duas professoras cegas. Foram realizadas entrevistas individuais, com todas as participantes, que responderam a seis perguntas semidirecionadas, previamente elaboradas, que abordaram o tema da comunicação entre professor especializado e o aluno com deficiência visual, no ambiente de sala de aula. Depois de transcritas e analisadas, foram estabelecidas três categorias de respostas: o trabalho da professora, vivência diária, e apoios necessários. A atuação pedagógica subsidia-se nos princípios de fornecer todos os possíveis detalhes e informações a respeito do conteúdo, adaptar materiais, orientar quanto à mobilidade, entre outros, por meio dos recursos vocais e corporais. A importância da voz para o desenvolvimento de uma pessoa com deficiência visual foi explicitada nos relatos que a consideram essencial para a convivência no contexto social e escolar. Observou-se a importância da interação, em sala de aula, favorecida pelos recursos vocais e corporais, tanto das professoras quanto dos alunos, para haver uma comunicação mais clara e objetiva. O sentido atribuído à voz, de acordo com as participantes, contribuiu para reconhecê-la como principal meio de comunicação com seus alunos.

Palavras-chave : Voz; Docentes; Portadores de deficiência visual; Educação especial; Saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês