SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Processamento auditivo, leitura e escrita na síndrome de Silver-Russell: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

BEFI-LOPES, Debora Maria  e  TOBA, Joyce Raquel. Como crianças e adolescentes com Distúrbio Específico de Linguagem compreendem a linguagem oral?. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp.106-111. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000100019.

O objetivo deste trabalho foi analisar estudos relevantes sobre as alterações de compreensão em crianças e adolescentes com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Para tanto, realizou-se levantamento bibliográfico em bases de dados científicas. A literatura revela que essa população pode apresentar dificuldade importante de compreensão oral, atribuída ou à falta de conhecimento linguístico ou a falhas de processamento. Conforme se desenvolvem, as crianças com DEL apresentam evolução das habilidades de compreensão. No entanto, dificuldades persistem mesmo em faixas etárias mais avançadas, como a adolescência. Dessa forma, é importante diagnosticar precocemente tais alterações e intervir devidamente. Pesquisas científicas comprovam a efetividade da terapia fonoaudiológica por meio de técnicas variadas.

Palavras-chave : Compreensão; Transtornos do desenvolvimento da linguagem; Testes de linguagem; Terapia da linguagem; Desenvolvimento da linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons