SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Processamento auditivo, leitura e escrita na síndrome de Silver-Russell: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão impressa ISSN 1516-8034

Resumo

BEFI-LOPES, Debora Maria  e  TOBA, Joyce Raquel. Como crianças e adolescentes com Distúrbio Específico de Linguagem compreendem a linguagem oral?. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 106-111. ISSN 1516-8034.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000100019.

O objetivo deste trabalho foi analisar estudos relevantes sobre as alterações de compreensão em crianças e adolescentes com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Para tanto, realizou-se levantamento bibliográfico em bases de dados científicas. A literatura revela que essa população pode apresentar dificuldade importante de compreensão oral, atribuída ou à falta de conhecimento linguístico ou a falhas de processamento. Conforme se desenvolvem, as crianças com DEL apresentam evolução das habilidades de compreensão. No entanto, dificuldades persistem mesmo em faixas etárias mais avançadas, como a adolescência. Dessa forma, é importante diagnosticar precocemente tais alterações e intervir devidamente. Pesquisas científicas comprovam a efetividade da terapia fonoaudiológica por meio de técnicas variadas.

Palavras-chave : Compreensão; Transtornos do desenvolvimento da linguagem; Testes de linguagem; Terapia da linguagem; Desenvolvimento da linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês