SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Seroprevalence and immunophenotypic profile of T lymphocyte cells in human T lymphotropic virus seropositive individualsMolecular aspects of ABO Blood Group System author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

Print version ISSN 1516-8484

Abstract

LANDI, Evaldo P.  and  MARQUES JUNIOR, José F. C.. Flow cytometric characterization of platelet activation in platelet concentrates. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. [online]. 2003, vol.25, n.1, pp. 39-46. ISSN 1516-8484.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-84842003000100007.

A caracterização da expressão das glicoproteínas de superfície plaquetária e superfície pró-coagulante por citometria de fluxo é uma técnica sensível para identificação da ativação plaquetária em concentrados de plaquetas. A ativação plaquetária pode desencadear alterações que irão influir na viabilidade das plaquetas durante o período de estocagem. A detecção da ativação plaquetária durante o preparo e estocagem dos concentrados de plaquetas pode permitir a identificação dos mecanismos de ativação e sugerir alterações que irão influir na qualidade final do produto. A utilização isolada de anticorpos monoclonais específicos para plaquetas ativadas pode levar a erros de interpretação. Assim, é aconselhável o uso de painéis de anticorpos capazes de avaliar a migração das glicoproteínas IIb-IIIa e Ib-IX, o processo de degranulação e a formação de superfície pró-coagulante.

Keywords : Concentrado de plaquetas; ativação plaquetária; citometria de fluxo.

        · abstract in Portuguese     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese