SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Flow cytometric characterization of platelet activation in platelet concentratesOral Iron chelation therapy in Beta-Thalassaemia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

Print version ISSN 1516-8484

Abstract

BATISSOCO, Ana Carla  and  NOVARETTI, Marcia Cristina Zago. Aspectos moleculares do Sistema Sangüíneo ABO. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. [online]. 2003, vol.25, n.1, pp. 47-58. ISSN 1516-8484.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-84842003000100008.

O sistema ABO é o mais importante grupo sangüíneo na medicina transfusional. O gene ABO codifica as glicosiltransferases responsáveis pela transferência dos resíduos específicos de açúcar, GalNaca1-3 e Gala 1-3, ao substrato H e os convertem ao antígeno A ou B respectivamente. A estrutura do DNA dos três principais alelos do sistema ABO, A1, B e O foi primeiramente descrita em 1990. Os avanços da genética molecular permitiram o entendimento da base molecular dos genes ABO e o conhecimento do polimorfismo dos alelos comuns a esse locus. Essa revisão tem como objetivo o estudo dos alelos variantes desse sistema, assim como a compreensão das mutações, deleções ou rearranjo de genes responsáveis pela ocorrência de alguns dos subgrupos do sistema ABO. As técnicas mais comumente utilizadas para a genotipagem ABO também são avaliadas, bem como suas vantagens e limitações.

Keywords : Grupos sangüíneos; sistema ABO; genotipagem ABO; PCR; alelos ABO; subgrupos ABO.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese