SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Molecular aspects of ABO Blood Group SystemAmnaphtone in the treatment of nosebleed author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

Print version ISSN 1516-8484

Abstract

PAULA, Erich V. de; SAAD, Sara T. O.  and  COSTA, Fernando F.. Quelação oral de ferro na Beta-Talassemia. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. [online]. 2003, vol.25, n.1, pp. 59-63. ISSN 1516-8484.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-84842003000100009.

A quelação do ferro com deferroxamina (DFO) melhorou dramaticamente o prognóstico de pacientes com beta talassemia. A DFO reduz os estoques de ferro, bem como a morbidade e mortalidade destes pacientes. No entanto, a necessidade de infusões parenterais prolongadas estimulou a busca por novos quelantes. Deferiprone (DP) é o único quelante oral em uso clínico e já avaliado em estudos clínicos. A terapia combinada com DP e DFO surgiu como alternativa para pacientes talassêmicos. Ela tem o potencial de minimizar os efeitos adversos, aumentar a adesão e a eficácia, e, talvez, atingir compartimentos distintos de ferro no organismo. A disponibilização de novos quelantes e métodos de avaliação do ferro no organismo poderá permitir a individualização do tratamento quelante.

Keywords : Deferiprone; quelantes orais; beta-talassemia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese