SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4Incidence evaluation of Glucose-6-Phosphate Dehydrogenase and hematological profile in RondoniaChallenges in current chronic myeloid leukemia therapy of imatinib era author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

Print version ISSN 1516-8484

Abstract

BAREA, Jaqueline A.; PARDINI, Maria Inês M. C.  and  GUSHIKEN, Tsieko. Extração de DNA de materiais de arquivo e fontes escassas para utilização em reação de polimerização em cadeia (PCR). Rev. Bras. Hematol. Hemoter. [online]. 2004, vol.26, n.4, pp. 274-281. ISSN 1516-8484.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-84842004000400008.

Este trabalho visou a comparação de cinco métodos diferentes de extração de DNA de materiais de arquivo (tecidos incluídos em parafina, esfregaços de sangue periférico - corados e não corados com Leishman, lâminas com mielogramas, gotas de sangue em Guthrie Card) e de fontes escassas (células bucais, um e três bulbos capilares e 2 mL de urina), para que fossem avaliadas a facilidade de aplicação e a facilidade de amplificação deste DNA pela técnica da reação de polimerização em cadeia (PCR). Os métodos incluíram digestão por proteinase K, seguida ou não por purificação com fenol/clorofórmio; Chelex 100® (BioRad); Insta Gene® (BioRad) e fervura em água estéril. O DNA obtido foi testado para amplificação de três fragmentos gênicos: Brain-derived neutrophic factor (764 pb), Factor V Leiden (220 pb) e Abelson (106 pb). De acordo com o comprimento do fragmento gênico estudado, da fonte potencial de DNA e do método de extração utilizado, os resultados caracterizaram o melhor caminho para padronização de procedimentos técnicos a serem incluídos no manual de Procedimentos Operacionais Padrão do Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro - HC - Unesp - Botucatu.

Keywords : Materiais de arquivo; fontes escassas; extração de DNA; PCR.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese