SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4Challenges in current chronic myeloid leukemia therapy of imatinib era author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

Print version ISSN 1516-8484

Abstract

SILVA, Célia R. G.; JORGE, Antonio O. C.  and  HIRTSCH, Iracema M. V.. Aloanticorpo anti-Diego (a) em gestante. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. [online]. 2004, vol.26, n.4, pp. 285-287. ISSN 1516-8484.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-84842004000400010.

O sistema de grupo sangüíneo Diego é composto principalmente por dois antígenos Diegoa (Dia) e Diegob (Dib). A prevalência de Dia na população caucasóide é rara com uma freqüência de aproximadamente de 0,02%, podendo gerar anticorpos que são clinicamente significantes em medicina transfusional e neonatal. O presente estudo relata anti-Dia em gestante caucasóide detectado nos exames realizados no pré-parto por meio do teste indireto de antigamaglobulina humana. Na amostra de sangue de cordão foi realizado o teste de antigamaglobulina direto e o resultado foi negativo, o fenótipo do recém-nascido revelou Di (a - b +); portanto, a criança não desenvolveu doença hemolítica perinatal. O estudo fenotípico realizado em toda a família revelou que a sensibilização materna provavelmente ocorreu na segunda gestação gemelar onde as duas crianças demonstraram a presença de antígeno Dia adquirido por herança paterna.

Keywords : Aloimunização; anti-Diegoª; grupo sangüíneo Diego; incompatibilidade materno-fetal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese