SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1O transplante autólogo de células-tronco hematopoéticas no tratamento do Mieloma MúltiploTratamento do Mieloma Múltiplo recidivado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

versão impressa ISSN 1516-8484

Resumo

VIGORITO, Afonso Celso; ARANHA, Francisco José P.  e  SOUZA, Cármino A.. O transplante alogênico de células-tronco hematopoéticas no tratamento do Mieloma Múltiplo. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. [online]. 2007, vol.29, n.1, pp. 42-47. ISSN 1516-8484.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-84842007000100010.

O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia hematológica incurável com uma sobrevida mediana de três anos com a utilização de tratamento convencional. O transplante de células-tronco hematopoéticas alogênico (TCTH-alo) pode curar alguns pacientes, mas está associado com uma alta mortalidade relacionada ao transplante (MRT) podendo atingir mais de 40%. As vantagens do TCTH-alo são a capacidade de coletar um enxerto livre de mieloma e o efeito enxerto-versus-mieloma (EVM). Entretanto, apesar destes fatores, a cura é rara. As recidivas ocorrem em uma taxa de 7% ao ano em seguimentos prolongados. A doença do enxerto contra o hospedeiro (GVHD) pode também ser um problema, necessitando de tratamento específico e prejudicando a qualidade de vida. Novas técnicas para melhorar os resultados do TCTH-alo para o MM incluem a consideração do status do paciente, a eficácia e a toxicidade do tratamento de indução, o tipo do enxerto e o regime de condicionamento utilizado. Recentemente foi incluído o transplante autólogo seguido pelo transplante alogênico não mieloablativo e o TCTH- alo com depleção de células T e subseqüente infusão de linfócitos do doador. A utilização de novas estratégias terapêuticas direcionadas para a regulação do ciclo celular poderá prolongar a sobrevida dos pacientes e melhorar a qualidade de vida se comparada com os atuais resultados do transplante, que ainda apresentam claros benefícios na sobrevida.

Palavras-chave : Mieloma múltiplo; transplante de células-tronco hematopoéticas; transplante alogênico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português