SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue6Jaw osteonecrosis in patients with neoplastic diseases taking bisphosphonates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

Print version ISSN 1516-8484On-line version ISSN 1806-0870

Abstract

VASCONCELOS, Rafael S. et al. Anemia hemolítica microangiopática induzida por tacrolimus e ciclosporina A. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. [online]. 2008, vol.30, n.6, pp.505-506. ISSN 1806-0870.  https://doi.org/10.1590/S1516-84842008000600017.

Relatamos caso raro de anemia hemolítica microangiopática em paciente após transplante hepático por cirrose Child B causada por deficiência de alfa1-antitripsina. Após análise clínica e laboratorial extensa, concluiu-se que o quadro de hemólise foi causado pela medicação imunossupressora utilizada após transplante. Inicialmente foi utilizado tacrolimus que, posteriormente, foi substituído por ciclosporina A, entretanto não houve melhora da hemólise. Após suspensão das duas drogas, houve melhora importante clínica do paciente, com normalização dos parâmetros hematológicos.

Keywords : Anemia hemolítica microangiopática; tacrolimus; transplante.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License