SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Prevalence of adults infected with Leishmania (Leishmania) chagasi among blood donors of the Hemominas Foundation in Montes Claros, Minas Gerais, BrazilClinical protocol and therapeutic guidelines for the use of hydroxyurea in sickle cell disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

Print version ISSN 1516-8484

Abstract

RUIZ, Milton A.; GRECO, Oswaldo T.  and  BRAILE, Domingo M.. Fator de impacto: importância e influência no meio editorial, acadêmico e científico. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. [online]. 2009, vol.31, n.5, pp. 355-360.  Epub Oct 16, 2009. ISSN 1516-8484.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-84842009005000080.

Neste relato os autores apresentam informações sobre os instrumentos bibliométricos e a sua importância na aferição da qualidade dos periódicos científicos, pesquisadores e docentes. Apresentam em particular a história e a implantação do fator de impacto do Institute for Scientific Information, existente desde 1955. São apresentados e discutidos as críticas referentes à inadequação do fator de impacto para avaliação da produção científica, uso indevido e estratégias editoriais de manipulação deste índice bibliométrico.É apresentada a nova classificação Capes para os periódicos, baseada em vários critérios e no Fator de Impacto, em especial, e a sua influência na vida acadêmica e científica nacional. Conclui que, apesar de todos os óbices e discussões, o Fator de Impacto do Institute for Scientific Information ainda é uma ferramenta útil e, isoladamente, a única existente para avaliar os periódicos científicos e a produtividade intelectual.

Keywords : Fator de Impacto; índices de citação; instrumentos bibliométricos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese