SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número6Excesso de peso em crianças e adolescentes sobreviventes de leucemia linfoide aguda: estudo de coorteQualidade de vida de pacientes hemofílicos acompanhados em ambulatório de hematologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

versão impressa ISSN 1516-8484

Resumo

COMAR, Samuel R.; DANCHURA, Heloísa S. M.  e  SILVA, Paulo H.. Contagem de plaquetas: avaliação de metodologias manuais e aplicação na rotina laboratorial. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. [online]. 2009, vol.31, n.6, pp.431-436.  Epub 11-Dez-2009. ISSN 1516-8484.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-84842009005000087.

A contagem de plaquetas por microscopia é uma ferramenta fundamental na avaliação dos pacientes com doenças que acometem as plaquetas, na medida em que complementa e corrobora as informações fornecidas pelos analisadores hematológicos, além de servir de ferramenta de controle interno da qualidade das contagens automatizadas de plaquetas. O objetivo deste trabalho foi comparar quatro métodos manuais de estimativa microscópica da contagem de plaquetas, considerando a correlação com a contagem automatizada de plaquetas e a correlação entre um método e outro, além de fornecer subsídios para a validação dos mesmos nos laboratórios de hematologia. Foram avaliados, neste trabalho, o método de Fonio modificado, o de Bárbara H. O'Connor, o de Nosanchuk, Chang & Bennett e um método alternativo baseado em um cálculo envolvendo a hemoglobina do paciente. Todos obtiveram boa correlação estatística quando comparados com a contagem automatizada de plaquetas e entre um e outro, sugerindo que o seu uso pode ser recomendado na avaliação plaquetária de pacientes com os mais diversos valores de contagem de plaquetas.

Palavras-chave : Avaliação plaquetária em lâmina; contagem de plaquetas; controle de qualidade; trombocitopenia; trombocitose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons