SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Serum ferritin levels in beta thalassemia carrierChronic eosinophilic leukemia with a FIP1L1-PDGFRα fusion: case report and literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

Print version ISSN 1516-8484

Abstract

FARIAS, Mariela G. et al. Leucemia mielomonocítica juvenil: relato de caso. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. [online]. 2010, vol.32, n.2, pp. 173-176.  Epub May 07, 2010. ISSN 1516-8484.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-84842010005000041.

A leucemia mielomonocítica juvenil (LMMJ) é uma doença rara, que representa de 2%a 3% de todas as leucemias pediátricas. É uma doença clonal de células da linhagem mieloide, que apresenta características de mieloproliferação e de displasia. Os sinais e os sintomas são resultantes da infiltração de células monocíticas malignas em órgãos não hematopoéticos. Os sintomas mais comuns são febre, tosse, infecção, fraqueza, palidez, linfadenopatia, hepatoesplenomegalia, lesões cutâneas e manifestações hemorrágicas. Como a LMMJ exibe um curso clínico muito agressivo e responde pobremente à quimioterapia, o transplante de células-tronco hematopoéticas é a única modalidade terapêutica curativa. Neste estudo, relatamos o caso de um paciente do sexo masculino, com um ano e dez meses de idade, que compareceu na emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre por apresentar febre, com diagnóstico prévio de mononucleose feito em outra Instituição. A apresentação clínica, em conjunto com os achados laboratoriais, permitiu o diagnóstico correto. O paciente foi tratado com quimioterapia e submetido a transplante de células-tronco hematopoéticas.

Keywords : Leucemia mielomonocítica juvenil; imunofenotipagem; diagnóstico; tratamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese