SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Use of complementary and alternative medicine by patients with hematological diseases: experience at a university hospital in northeast MexicoMolecular basis for the diagnosis and treatment of acute promyelocytic leukemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

versión impresa ISSN 1516-8484

Resumen

MAJHAIL, Navneet Singh et al. Práticas recomendadas para triagem e prevenção de complicações em sobreviventes de longo prazo após transplante de células hematopoéticas. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 109-133. ISSN 1516-8484.  http://dx.doi.org/10.5581/1516-8484.20120032.

Os avanços na tecnologia do transplante de células hematopoéticas (TCH) e do tratamento de suporte levaram a melhoria na sobrevida a longo prazo após os TCH. Indicações emergentes de transplante, introdução de novas fontes de células (p.ex. sangue de cordão umbilical) e transplante de pacientes mais velhos utilizando regimes de condicionamento menos intensos também contribuíram para o aumento no número de sobreviventes após TCH. Estes sobreviventes estão sob risco de desenvolver complicações tardias devido a exposições e fatores de risco pré, peri e pós-transplante. Práticas recomendadas para a triagem e a prevenção de complicações em sobreviventes de TCH foram publicadas em 2006. Um grupo internacional de especialistas foi formado em 2011 para rever a literatura contemporânea e atualizar as recomendações, considerando as mudanças nas práticas de transplante e a aplicabilidade internacional destas recomendações. Esta revisão fornece as recomendações atualizadas para o diagnóstico precoce e práticas para prevenção de complicações aos sobreviventes de TCH autólogo e alogênico, adultos e crianças.

Palabras llave : transplante de células-tronco hematopoéticas; alogênico; autólogo; complicações tardias; triagem; prevenção.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · pdf en Inglés | Portugués