SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Physicochemical stability of natural or pre-sweetened frozen passion fruit juiceRoot anatomy of nine orchidaceae species author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Archives of Biology and Technology

Print version ISSN 1516-8913

Abstract

TAKEUTI, Denise de Freitas; VERANI, José Roberto; ARANHA, José Marcelo Rocha  and  MENEZES, Márcia Santos de. Population structure and condition factor of Pseudotothyris obtusa (hypoptopomatinae) from three coastal streams in southern Brazil. Braz. arch. biol. technol. [online]. 1999, vol.42, n.4, pp. 0-0. ISSN 1516-8913.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89131999000400004.

Características da estrutura da população e o fator de condição de Pseudotothyris obtusa foram comparados em três rios costeiros na região sul do Brasil. Os peixes foram coletados mensalmente através de pesca elétrica e medidos quanto ao comprimento total. Quinze peixes de cada rio foram dissecados e identificados quanto ao sexo. A estrutura da população em tamanho, a proporção sexual e a relação jovem/adultos foram analisadas e foi obtida a relação peso/comprimento. O fator de condição (K1) e o fator de condição relativo (Kn) foram calculados em cada rio. Os peixes foram agrupados em 11 classes de comprimento de 3mm. As classes de tamanho maiores e intermediárias foram preponderantes nos rios Mergulhão e Colônia Pereira, e as classes menores e intermediárias no rio Ribeirão. Fêmeas prevaleceram nas maiores classes de comprimento, atingiram maiores comprimentos que os machos, e foram preponderantes em todos os rios. Os valores dos fatores de condição (K1 and Kn) foram diferentes nos três rios, indicando melhor condição e maiores valores de peso total para os dos rios Mergulhão e Colônia Pereira.

Keywords : coastal streams; Pseudotothyris obtusa; Hypoptopomatinae; population structure; condition factor.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English