SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Profile of the alcohols produced in fermentations with malt contaminated with trichothecenesLongissimus dorsi fatty acids composition of Bos indicus and Bos indicus x Bos taurus crossbred steers finished in pasture índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Archives of Biology and Technology

versão On-line ISSN 1678-4324

Resumo

YOUSSEF, Elza Y.; GARCIA, Carlos E. Rocha  e  SHIMOKOMAKI, Massami. Effect of salt on color and warmed over flavor in charqui meat processing. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2003, vol.46, n.4, pp.595-600. ISSN 1678-4324.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132003000400014.

A associação entre a alta concentração do sal (NaCl) e sais de cura (NaNO3 e NaNO2) foi investigada quanto ao desenvolvimento do aroma de requentado (WOF) juntamente com as mudanças na coloração durante o processamento do charque e do Jerked beef. (JB). Em amostras armazenadas durante 30 dias, WOF ocorreu substancialmente em CH e nitrito de sódio foi capaz de inibir 40 a 45% (p<0,005) as amostras de JB. Os parâmetros de cor foram avaliados pelo sistema CIELAB. A razão a*/b* mostrou que amostras de CH apresentaram-se com tonalidade amarronzada indicando a formação de metamioglobina (Fe3+) enquanto que as de JB mostram uma coloração vermelha intensa indicando a formação da nitrosilmioglobina (Fe2+). Durante o cozimento, a razão a*/b* mostrou a presença da metamioglobina desnaturada (Fe3+) no CH e a formação de nitrosilmiocromogenio (Fe2+) em amostras de JB. O estado do íon ferro influenciou a cor do charque e de JB e aparentemente, o nitrito de sódio foi capaz de quelar íons Fe e conseqüentemente inibir o desenvolvimento do WOF.

Palavras-chave : Intermediate moisture meat product; jerky meat; charqui meat; cured meat; rancidity; warmed over flavor inhibition.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons