SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número6Dormancy breaking and germination of Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong seedModifications on leaf anatomy of Coffea arabica caused by shade of pigeonpea (Cajanus cajan) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Archives of Biology and Technology

versão impressa ISSN 1516-8913

Resumo

SILVA, Marlon Peres da et al. Genetic control on morphoagzronomic traits in snap bean. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2004, vol.47, n.6, pp. 855-862. ISSN 1516-8913.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132004000600004.

Cinco acessos divergentes de feijão-de-vagem do banco de germoplasma da UENF, Rio de Janeiro, Brasil, e seus dez híbridos dialélicos possíveis, foram avaliados quanto à herança para cinco características morfoagronômicas, utilizando a metodologia de Hayman (1954). Os resultados evidenciaram que os efeitos gênicos aditivos foram predominantes para peso de vagem por planta, número de sementes por vagem, altura da inserção da primeira vagem e número de dias para florescimento, enquanto os efeitos gênicos não aditivos foram mais importantes na expressão de número de vagens por planta. Isso demonstra que, para as quatro primeiras características, a melhor estratégia a ser adotada é o uso dos acessos em programa de melhoramento intrapopulacional, visando a obtenção de segregantes superiores. Para número de vagens, a estratégia de melhoramento interpopulacional seria mais indicada, por explorar a heterose. Os resultados revelaram ainda que os alelos dominantes são responsáveis por aumentos no número de vagens por planta, no peso de vagem por planta e no número de sementes por vagem. A interação alélica de sobredominância destacou-se para número de vagens por planta, enquanto para as demais características houve a prevalência de dominância parcial.

Palavras-chave : Snap bean; Phaseolus vulgaris; diallel analysis; inheritance.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês