SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue1Bioactive amines in Brazilian wines: types, levels and correlation with physico-chemical parametersVariations on maternal-embryonic relationship in two natural and six laboratory made hybrids of Poeciliopsis monacha-lucida (Pisces, Cyprinodontiformes) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Archives of Biology and Technology

Print version ISSN 1516-8913

Abstract

GALDEANO, Melicia Cintia  and  GROSSMANN, Maria Victória Eiras. Effect of treatment with alkaline hydrogen peroxide associated with extrusion on color and hydration properties of oat hulls. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2005, vol.48, n.1, pp. 63-72. ISSN 1516-8913.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132005000100010.

Um delineamento fatorial incompleto 33 foi utilizado para estudar o efeito do tratamento com peróxido de hidrogênio alcalino associado à extrusão sobre algumas propriedades funcionais da fibra da casca de aveia. As variáveis do tratamento avaliadas incluíram teor de peróxido de hidrogênio (%), umidade da amostra (%) e temperatura de extrusão (ºC). A análise de variância (ANOVA) mostrou que a temperatura foi a variável mais importante para as propriedades de hidratação. Os maiores valores de capacidade de retenção de água (CRA) e volume de intumescimento foram obtidos na condição de 7% de peróxido de hidrogênio, 32% de umidade e 90ºC de temperatura, obtendo um incremento de 70% na CRA e 55% no volume de intumescimento. A medida instrumental de cor foi usada para analisar as modificações ocorridas neste parâmetro. O mais alto valor de luminosidade foi alcançado com maior nível de peróxido de hidrogênio (7%), obtendo-se, nessa condição, produtos mais claros. Ensaios realizados para controle mostraram que tanto a extrusão quanto o tratamento químico tiveram efeito nas propriedades avaliadas, e que o efeito conjunto foi superior ao de cada um isoladamente. As modificações ocorridas nas fibras foram acompanhadas indiretamente, através das propriedades de hidratação.

Keywords : Dietary fiber; oat hulls; chemical modification; functional properties.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English