SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número especialAdsorption of natural dyes on clay fixed on polymers índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Brazilian Archives of Biology and Technology

versión impresa ISSN 1516-8913

Resumen

FARENZENA, Marcelo; FERREIRA, Luciane da Silveira; TRIERWEILER, Jorge Otávio  y  AQUIM, Patrice Monteiro de. Tanneries: from waste to sustainability. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2005, vol.48, n.spe, pp. 281-289. ISSN 1516-8913.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132005000400035.

O principal objetivo deste trabalho é a busca de uma solução mais eficiente e ambientalmente correta para a indústria do curtimento do couro (curtumes). Os curtumes são indústrias altamente consumidoras de águas e enfrentam sérios problemas com a geração de efluentes. Neste artigo, avaliaram-se alternativas de reuso da água de processo, as quais foram obtidas através da resolução de um problema de programação não-linear, visando minimizar o consumo de água em curtumes, mantendo a qualidade do produto final. Os resultados alcançados foram muito promissores e apontam para um potencial significativo de redução no consumo de água. Baseado no simples reuso de correntes, o consumo de água já pode ser reduzido significativamente, em torno de 70%. A solução obtida, além de reduzir o consumo de água, diminui significativamente o consumo de reagentes químicos e consequentemente a carga de poluentes a serem tratados posteriormente.

Palabras llave : Water reuse; massic integration; wastewater reduction; superstructure; tanneries.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés