SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número5Structure of molluscan assemblages in sheltered intertidal unconsolidated environments índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Archives of Biology and Technology

versão impressa ISSN 1516-8913

Resumo

LIMA, Cláudio Antonio Andrade; RIBEIRO, Rogers; FORESTI, Eugenio  e  ZAIAT, Marcelo. Morphological study of biomass during the start-up period of a fixed-bed anaerobic reactor treating domestic sewage. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2005, vol.48, n.5, pp. 841-849. ISSN 1516-8913.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132005000600020.

Este trabalho apresenta um estudo morfológico de microrganismos aderidos à espuma de poliuretano em reator anaeróbio horizontal de leito fixo (RAHLF), aplicado ao tratamento de esgoto sanitário. O processo de colonização do suporte pela biomassa anaeróbia e as características morfológicas das células aderidas foram monitorados durante o período de partida do reator. Bacilos e cocos não fluorescentes foram predominantes no processo de aderência direta à espuma de poliuretano. Aumento na diversidade biológica foi observado a partir da 10ª semana de operação do reator, com predominância de bacilos, cocos e arqueas metanogênicas semelhantes a Methanosaeta. Problemas hidrodinâmicos, tais como formação de canais preferenciais e colmatação do leito, foram observados no reator, principalmente devido ao acúmulo de polímeros extracelulares nos interstícios do leito. Este material acumulou principalmente nos estágios iniciais do reator, causando a diminuição gradativa do desempenho do processo anaeróbio de conversão da matéria orgânica. Os resultados demonstraram a importância e utilidade do monitoramento da dinâmica de formação do biofilme durante o período de partida de reatores, com resultados positivos para identificação de problemas operacionais.

Palavras-chave : Anaerobic digestion; biofilm; domestic sewage; fixed-bed reactor; polyurethane foam.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês