SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número especialAnalytical quality in environmental studies: uncertainty evaluation of chemical concentrations determined by INAAThe control of documents maintained in the electronic media and the requirements of NBR ISO/IEC 17025 and adequacy for PNQ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Archives of Biology and Technology

versão impressa ISSN 1516-8913

Resumo

SOUZA, Vanderléa de et al. Development of a certified reference material: ethanol in water - a practical case. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2006, vol.49, n.spe, pp. 107-114. ISSN 1516-8913.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132006000200017.

O presente trabalho descreve o desenvolvimento de um material de referência certificado (MRC) referente a soluções de etanol em água em cinco concentrações diferentes, abordando todas as etapas necessárias para o desenvolvimento de um MRC, conforme prescreve as ISO GUIDE 30, 31, 32, 33, 34 e 35. O desenvolvimento deste MRC originou-se nas determinações da Portaria Inmetro n° 006 de 2002, que assegura que todos os etilômetros a serem utilizados no Brasil deverão ter os seus modelos aprovados, e as verificações realizadas a partir de ensaios com soluções de etanol em água. Após um treinamento, em fevereiro de 2003, no The Federal Institute for Material Research and Testing - BAM, que é um instituto metrológico alemão designado, a Dquim iniciou o processo de desenvolvimento deste MRC, o qual foi concluído em agosto de 2004. No Inmetro desenvolveu-se inicialmente o procedimento de preparo individual, onde as soluções do MRC são preparadas em garrafas de 0,5 L. Atualmente está se estudando, no Inmetro, o desenvolvimento do procedimento em batelada, o que corresponde ao preparo das soluções do MRC em garrafas de 5,0 L, com seqüente distribuição em garrafas de 0,5 L. Pode-se considerar que o processo de desenvolvimento deste material de referência certificado está num período contínuo, onde melhorias estão sendo viabilizadas, como a utilização da técnica de DSC para a determinação da pureza do etanol, e a finalização do desenvolvimento do procedimento em batelada, que será um importante passo para a agilização no processo de preparo destas soluções. Desta forma, o desenvolvimento deste MRC contribui de forma significativa, para confiabilidade nas medições realizadas com etilômetros, tendo incerteza de medição declarada. Outro ponto importante é que a partir deste desenvolvimento, possibilita-se a sociedade um MRC que pode ter aplicações variadas, não se restringindo somente a ensaios com etilômetros.

Palavras-chave : Certified reference material; reliability of measurements; ethanol.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês