SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue3Effect of eugenol on growth and listeriolysin o production by Listeria monocytogenesA simple method to estimate spatial complexity in aquatic plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Archives of Biology and Technology

Print version ISSN 1516-8913

Abstract

SILVA, Gildo Almeida da  and  ALMEIDA, Erik Amazonas de. Production of yellow-green fluorescent pigment by Pseudomonas fluorescens. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2006, vol.49, n.3, pp. 411-419. ISSN 1516-8913.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132006000400009.

Diversos microrganismos secretam substâncias com alta afinidade por ferro. Estas moléculas, sideróforos, transportam ferro para o interior das células. Como a produção destas moléculas depende da composição do meio, foi avaliada a influência do extrato de levedura (FYE), proveniente de resíduo de cervejaria, com e sem adição de sais minerais, sobre o crescimento de Pseudomonas fluorescens e sobre a formação de pigmento fluorescente verde-amarelado (YGFP). Observou-se que (i) FYE com sacarose (G7) e o extrato de levedura comercial (CYE) possuem um pico bem definido próximo a 260 nm; (ii) FYE, mas não CYE, promove alta formação de YGFP. Os meios de King's, usados para detectar a formação de sideróforo, se comportaram como indutores expressivamente mais fracos de YGFP que o meio FYE. Embora FYE e CYE possam ser usados para o crescimento de P. fluorescens, apenas FYE pode ser usado como meio para a detecção de linhagens formadoras de YGFP.

Keywords : Pseudomonas fluorescens; siderophore; yeast extract; yellow-green fluorescent pigment.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English