SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue3Effect of eugenol on growth and listeriolysin o production by Listeria monocytogenesA simple method to estimate spatial complexity in aquatic plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Archives of Biology and Technology

On-line version ISSN 1678-4324

Abstract

SILVA, Gildo Almeida da  and  ALMEIDA, Erik Amazonas de. Production of yellow-green fluorescent pigment by Pseudomonas fluorescens. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2006, vol.49, n.3, pp. 411-419. ISSN 1678-4324.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132006000400009.

Diversos microrganismos secretam substâncias com alta afinidade por ferro. Estas moléculas, sideróforos, transportam ferro para o interior das células. Como a produção destas moléculas depende da composição do meio, foi avaliada a influência do extrato de levedura (FYE), proveniente de resíduo de cervejaria, com e sem adição de sais minerais, sobre o crescimento de Pseudomonas fluorescens e sobre a formação de pigmento fluorescente verde-amarelado (YGFP). Observou-se que (i) FYE com sacarose (G7) e o extrato de levedura comercial (CYE) possuem um pico bem definido próximo a 260 nm; (ii) FYE, mas não CYE, promove alta formação de YGFP. Os meios de King's, usados para detectar a formação de sideróforo, se comportaram como indutores expressivamente mais fracos de YGFP que o meio FYE. Embora FYE e CYE possam ser usados para o crescimento de P. fluorescens, apenas FYE pode ser usado como meio para a detecção de linhagens formadoras de YGFP.

Keywords : Pseudomonas fluorescens; siderophore; yeast extract; yellow-green fluorescent pigment.

        · abstract in English     · text in English     · English (pdf) English (epdf)