SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue3Demographic aspects of Chrysomya megacephala (Diptera, Calliphoridae) adults maintained under experimental conditions: reproductive rate estimatesPartial purification and characterization of xylanase produced by Penicillium expansum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Archives of Biology and Technology

Print version ISSN 1516-8913

Abstract

GIMENES, Márcio Rodrigo  and  ANJOS, Luiz dos. Influence of lagoons size and prey availability on the wading birds (Ciconiiformes) in the upper Paraná river floodplain, Brazil. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2006, vol.49, n.3, pp. 463-473. ISSN 1516-8913.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132006000400015.

Foi analisada a influência do tamanho das lagoas e da disponibilidade de presas sobre os Ciconiiformes na planície alagável do Alto Rio Paraná, Brasil. O censo dos Ciconiiformes foi realizado trimestralmente em 2002, concomitantemente às amostragens de peixes (redes de arrasto e redes de espera). Houve forte relação do tamanho das lagoas com a abundância média de aves no ano, mas modesta relação com a diversidade e o número de espécies. A densidade de peixes em redes de arrasto foi melhor prognosticadora dos Ciconiiformes do que as capturas por unidade de esforço em redes de espera. Exceto na cheia, houve forte relação da densidade de peixes com a abundância relativa de aves e mais modesta relação da densidade de peixes com a diversidade e número de espécies de aves. O tamanho das lagoas e a disponibilidade de presas foram fortes prognosticadores da abundância e abundância relativa de Ciconiiformes, respectivamente. Porém, variáveis ambientais aqui não analisadas podem ter influência significativa na determinação da diversidade e número de espécies de aves presentes.

Keywords : Wading birds; Ciconiiformes; prey availability; lagoons; Paraná river.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English