SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue5Effect of alcoholic fermentation in the content of phenolic compounds in cider processingThe occurrence of Aeromonas spp. in the bottled mineral water, well water and tap water from the municipal supplies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Archives of Biology and Technology

Print version ISSN 1516-8913

Abstract

LAROTONDA, Fábio Donato Soares et al. Study of banana (Musa aaa Cavendish cv Nanica) trigger ripening for small scale process. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2008, vol.51, n.5, pp. 1033-1047. ISSN 1516-8913.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132008000500021.

O presente trabalho foca no impacto da concentração de O2, CO2 e etileno no controle da taxa de amadurecimento de bananas, como contribuição para o desenvolvimento de equipamentos domésticos que permitam o controle pelo próprio usuário da vida de prateleira de frutas. Isto representa o ajuste das atividades metabólicas para garantir o controle do amadurecimento. Variáveis como concentração de etileno e CO2 e temperatura foram ajustadas para acelerar ou reduzir o processo, enquanto que o grau de maturação foi monitorado através de parâmetros físico-químicos e sensoriais. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência destes parâmetros para controlar o amadurecimento de banana. A temperatura ótima de amadurecimento foi 25ºC. A presença de O2, a retirada de CO2 e a injeção de etileno foram relevantes no processo. A qualidade "pronto-para-consumo" foi obtida em 6 dias em sistema confinado. O uso de etileno como gatilho é adequado para acelerar o amadurecimento, com vantagens para a cor do produto.

Keywords : banana; ripening; trigger; ethylene; CO2.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English