SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue5Gill histopathological alterations in Nile tilapia, Oreochromis niloticus exposed to treated sewage WaterThe lysosomal stability as a biomarker for the determination of pollution in aquatic environments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Archives of Biology and Technology

Print version ISSN 1516-8913

Abstract

CASTRO, Ítalo Braga de et al. Imposex in endemic volutid from Northeast Brazil (Mollusca: Gastropoda). Braz. arch. biol. technol. [online]. 2008, vol.51, n.5, pp. 1065-1069. ISSN 1516-8913.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132008000500024.

O imposex caracteriza-se pelo surgimento de estruturas sexuais masculinas, em fêmeas de gastrópodes. Cerca de 120 espécies de moluscos que exibem o fenômeno quando expostas a contaminação por compostos orgânicos de estanho tais como o Tributilestanho (TBT) e o Trifenilestanho (TPT). Esses compostos são utilizados, sobretudo em embarcações, no intuito de evitar a bioincrustração que danifica as embarcações e eleva os custos das viagens marítimas. No Brasil se conhecem 5 espécies de moluscos gastrópodes que manifestam imposex, são elas: Stramonita haemastoma, Stramonita rustica, Leucozonia nassa, Cymathium parthenopeum e Olivancillaria vesica. No Nordeste, monitoramentos da contaminação por organoestânicos foram realizados utilizando o imposex em gastrópodes como biomarcador. O presente estudo tem por objetivo notificar a primeira ocorrência de imposex na espécie endêmica do Nordeste brasileiro, Voluta ebraea. De um total de 11 animais observados, duas fêmeas apresentaram imposex, provenientes da Praia do Pacheco no litoral do Ceará. Observou-se nesses indivíduos a presença de glândula de cápsulas, ovidutos e receptáculo seminal concomitantemente ao pênis o que caracteriza o imposex. Como o imposex só se manifesta em moluscos expostos a compostos organoestânicos tipicamente encontrados em portos, marinas, estaleiros e locais com grande fluxo de embarcações atribui-se a origem dessa contaminação provavelmente a um estaleiro localizado nas proximidades da área de coleta.

Keywords : Imposex; Voluta ebraea; Endemic, Brazil; Organotin; Contamination.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English