SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número especialStem cells and respiratory diseasesProblems and pitfalls in vulvar and cervical cancer sentinel node scintigraphy índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Archives of Biology and Technology

versão impressa ISSN 1516-8913

Resumo

UNAK, Perihan. Imaging and therapy with radionuclide labeled magnetic nanoparticles. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2008, vol.51, n.spe, pp. 31-37. ISSN 1516-8913.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132008000700006.

Nanopartículas magnéticas oferecem novas oportunidades interessantes, incuindo a melhora da qualidade da imagem de ressonância magnética (MRI), no tratamento hipertérmico para células malignas, na administração de medicamentos sítio-específicos e também no recente interesse da manipulação de membranas celulares. As aplicações biológicas desses nanomateriais requer que essas nanopartículas tenham valores altos de magnetização, tamanho menor que 20 nm, partículas de dimensão de distribuição restrita e um revestimento especial de superfície para evitar a toxicidade e permitir o acoplamento de biomoléculas. Nessa revisão, focalizamos na viabilidade de nanopartículas magnéticas marcadas com radionuclídeos, como transportadoras de medicamentos, e resumimos os recentes avanços nesse campo.

Palavras-chave : Magnetite Nanoparticles; radionuclide; imaging; therapy; targeted drug delivery; iron oxide.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês