SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 special issueIdentification of a splicing coactivator gene that affects the production of ochratoxin a in Aspergillus carbonariusA simplified model for A. Niger FS3 growth during phytase formation in solid State fermentation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Archives of Biology and Technology

Print version ISSN 1516-8913

Abstract

LACERDA, Luiz Gustavo et al. Thermoanalytical and starch content evaluation of cassava bagasse as agro-industrial residue. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2009, vol.52, n.spe, pp. 143-150. ISSN 1516-8913.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132009000700019.

As frações nutricionais bem como as propriedades térmicas e outras análises são essenciais para a indústria de alimentos e suas aplicações O bagaço de mandioca é um importante resíduo agroindustrial e seu teor de amido foi avaliado por dois métodos alternativos. A caracterização por análise térmica e microscopia ajudou na compreensão de como a hidrólise digere a fração amilácea do bagaço de mandioca, O ponto de fusão foi de 170ºC, a análise termogravimétrica (TG) mostrou após a perda de umidade do material, duas principais perdas de massa em todas as amostras analisadas. Os resultados sugerem que a hidrólise enzimática é menos eficiente na conversão total de amido no bagaço de mandioca. No entanto, o uso de ácido sulfúrico degradou até mesmo a parcela fibrosa do material, afetando as condições de análise.

Keywords : amylase; cassava; hydrolysis; thermal analysis.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English