SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue2Design of a three-dimensional hand/forearm model to apply computational fluid dynamicsNeural modeling of bromelain extraction by reversed micelles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Archives of Biology and Technology

Print version ISSN 1516-8913

Abstract

FRANCO, Célia Maria Landi et al. Effect of lactic acid and UV irradiation on the cassava and corn starches. Braz. arch. biol. technol. [online]. 2010, vol.53, n.2, pp. 443-454. ISSN 1516-8913.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-89132010000200025.

Amido de mandioca modificado com ácido lático e radiação ultravioleta antes da secagem artificial têm mostrado boa capacidade de expansão, a exemplo da encontrada para o polvilho azedo. Neste trabalho, os efeitos do ácido lático e radiação UV sobre as características físico-químicas e estruturais de amidos de mandioca e milho foram investigados. Apenas o amido de mandioca modificado apresentou capacidade de expansão durante o forneamento. Do RVA, redução dos valores de viscosidade, boa estabilidade interna e nenhuma tendência a retrogradação para este amido modificado foi observado. O amido de milho não apresentou qualquer pico de viscosidade após modificação. Não foram observadas diferenças significativas nas propriedades térmicas, determinadas em DSC, entre os amidos nativos e modificados de ambas as fontes. As moléculas de amilopectina e amilose de ambos os amidos modificados mostraram alguma degradação. O peso molecular da amilopectina do amido de mandioca foi mais preservado, enquanto a amilopectina do amido de milho foi mais atacada em todo o grânulo. As cadeias ramificadas longas da amilopectina de mandioca, com DP~37, foram degradadas, enquanto as de milho mantiveram-se inalteradas.

Keywords : starch; photochemical treatment; expansion capacity; structural and physicochemical characteristics.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English