SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Xylitol: a sweetner with benefits for human health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Abstract

MANADAS, Rui; PINA, Maria Eugénia  and  VEIGA, Francisco. A dissolução in vitro na previsão da absorção oral de fármacos em formas farmacêuticas de liberação modificada. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2002, vol.38, n.4, pp.375-399. ISSN 1516-9332.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322002000400002.

Pretende-se com o presente trabalho abordar os aspectos teóricos e práticos dos estudos de dissolução das formas farmacêuticas sólidas orais de liberação modificada, em três partes. Na primeira parte faz-se referência à classificação, interesse terapêutico e teoria da liberação do fármaco. Na segunda parte abordam-se as teorias de dissolução, os modelos de liberação, os sistemas de dissolução e sua validação, as especificações e critérios de aceitação dos ensaios de dissolução e ainda os fatores condicionantes da dissolução, liberação e absorção. Na terceira parte confrontamse as condições em que são efetuados os ensaios de dissolução com os parâmetros fisiológicos, fazendo referência aos meios de dissolução e composição do lume do trato gastrintestinal e aos modelos hidrodinâmicos.

Keywords : Dissolução in vitro; Liberação; Modelos de liberação; Absorção; Hidrodinâmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License