SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Effect of maize starch concentration on in vitro acetaminophen release from tabletsHPLC analysis of carotenoids from five Rhodotorula strains author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Abstract

MARTINS, Gilmarcio Zimmermann  and  OLIVEIRA, Wanderley Pereira de. Utilização do leito de jorro para a aplicação de revestimento entérico em cápsulas gelatinosas duras. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2003, vol.39, n.3, pp. 299-307. ISSN 1516-9332.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322003000300009.

Apresenta-se nesse trabalho um estudo da viabilidade da aplicação de revestimento gastro-resistente em cápsulas gelatinosas duras pelo processo leito de jorro. As variáveis investigadas foram: a razão entre a vazão mássica de suspensão de revestimento alimentada pela vazão de gás introduzida ao sistema (Ws/Wg), a razão entre a vazão de ar de jorro pela vazão correspondente à condição de jorro mínimo (Q/Qjm), massa inicial de cápsulas inseridas no equipamento (M0) e o tamanho das cápsulas (Tcaps). O processo e a qualidade do produto obtido foram analisados através da taxa de aumento de massa das cápsulas (K1), da eficiência de adesão durante a operação (·), ensaios de desintegração, ensaios de compressão e por microfotografias obtidas em microscópio eletrônico de varredura. Os experimentos foram realizados em um leito de jorro com coluna cilíndrica de 15 cm de diâmetro e base cônica com ângulo incluso de 40º. A análise dos resultados obtidos levou à determinação da melhor condição para a aplicação de revestimento de cápsulas: Ws/Wg = 0,0014 e Q/Qjm = 3,0, para ambas as massas de cápsulas introduzidas no sistema e tamanhos de cápsulas estudados. Os ensaios de desintegração mostraram que massas de revestimento superiores a 0,006 g/cm2 proporcionam o efeito gastro-resistente.

Keywords : Leito de jorro; Revestimento entérico; Eudragit L-30D-55; Cápsulas gelatinosas duras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese