SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4The practical application of Pharmacoeconomics in the use of drugs in Cuba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Abstract

COLOMBO, Daniela; SANTA HELENA, Ernani Tiarajú de; AGOSTINHO, Ana Cláudia Maciel Gava  and  DIDJURGEIT, Janaina Suzete Moreira Alcantara. Padrão de prescrição de medicamentos nas unidades de programa de saúde da família de Blumenau. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2004, vol.40, n.4, pp.549-558. ISSN 1516-9332.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322004000400012.

Os medicamentos constituem parte importante dos recursos terapêuticos disponíveis e muitas vezes são a opção com melhor perfil custo-benefício. O conhecimento do padrão de prescrição de um determinado local possibilita melhor gerenciamento da assistência farmacêutica. O objetivo do presente trabalho foi descrever os medicamentos prescritos em uma amostragem do Programa de Saúde da Família (PSF) de Blumenau, SC. Foram entrevistados 186 pacientes durante um dia de atendimento, classificando-se os dados de acordo com os indicadores de prescrição da OMS. Foram prescritos 336 medicamentos, sendo que o número médio de medicamentos por prescrição foi 1,8. A porcentagem de antibióticos foi 12,5% e de receitas com medicamentos injetáveis foi 8,1%. As classes terapêuticas mais prevalentes foram analgésicos (14,3%), antibacterianos sistêmicos (12,5%) e antiinflamatórios (12,5%). A maioria dos medicamentos fazia parte da listagem de medicamentos padronizados pelo município e da RENAME (82,4% e 57,7%, respectivamente). O número de medicamentos por receita e a freqüência de prescrição de antibióticos foram menores que aqueles encontrados em outros estudos. Além disso, a maioria dos itens prescritos fazia parte daqueles padronizados pelo município. A adoção de listagens de medicamentos essenciais e a educação continuada são ferramentas importantes para o uso racional de medicamentos.

Keywords : Medicamentos [prescrição]; Indicadores de prescrição; Medicamentos essenciais; Organização Mundial de Saúde; Programa de Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License