SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Evaluation of extraction conditions of 4-nerolidylchatecol from Pothomorphe umbellata (L). Miq. using factorial design author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Abstract

NOBREGA, Otávio de Tolêdo; MELO, Gislane Ferreira  and  KARNIKOWSKI, Margô Gomes de Oliveira. Padrão de medicamentos prescritos para indivíduos de meia-idade e idosos de uma comunidade residente na periferia de Brasília. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2005, vol.41, n.2, pp. 271-277. ISSN 1516-9332.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322005000200016.

O escopo deste estudo consistiu em avaliar a medicação prescrita para um grupo composto por indivíduos de meia-idade e idosos que reside na periferia de Brasília e pratica exercícios físicos regulares em uma Universidade local. Este estudo considerou aspectos qualitativos e quantitativos das medicações prescritas para indivíduos com idades entre 54 e 81 anos, incluindo sua adequação e sua concordância com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). As unidades de análise consistiram em cada medicamento e em cada indivíduo. Entre os cento e vinte e um indivíduos investigados, 19,7% declararam não fazer uso de medicamento, enquanto os demais 80,3% revelaram fazer uso de média de 3,2 medicamentos. Entre os medicamentos sendo consumidos, 98,1% eram prescritos por médicos, sendo anti-hipertensivos, antiinflamatórios e analgésicos as classes terapêuticas mais freqüentes. O consumo de medicamentos que devem ser evitados por idosos não mostrou variar significativamente com a progressão das faixas etárias, tendo, no entanto, exibido aumento marcante (P < 0.05) conforme a quantidade de medicamentos prescritos. O grupo investigado exibiu perfil homogêneo de uso de medicamentos, uma vez que tanto o consumo geral quanto o consumo de determinados grupos de medicamentos não mostraram variação significativa em função do gênero, faixa etária, grau de escolaridade ou renda. Nossos resultados também sinalizam para a falta de concordância entre os medicamentos prescritos e aqueles pertencentes à RENAME.

Keywords : Idoso; Pessoas de meia-idade; Uso de medicamentos; Farmacoepidemiologia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English