SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Diagnostic of rifampicin-resistance of Mycobacterium tuberculosis by polymerase chain reactionSemi-continuous xylitol bioproduction in sugarcane bagasse hydrolysate: effect of nutritional supplementation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Abstract

HENRIQUES, Bianca Gonzalez; SOUSA, Valéria Pereira de; VOLPATO, Nadia Maria  and  GARCIA, Sheila. Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para a determinação do teor de ácido glicólico na matéria-prima e em formulações dermocosméticas. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2007, vol.43, n.1, pp. 39-45. ISSN 1516-9332.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322007000100005.

O ácido glicólico é amplamente utilizado na terapêutica para se obter um peeling suave, levando ao afinamento do estrato córneo útil na renovação da epiderme e na redução das linhas faciais. Porém, em concentrações elevadas pode estar associado a um alto potencial de irritação da pele. O peeling químico tem diversas aplicações clínicas dentre elas o tratamento da pele facial lesada por problemas como acne, ictiose, melasma, verrugas e outros problemas. O presente trabalho objetivou estabelecer e validar a metodologia analítica para a determinação do teor de ácido glicólico na matéria-prima e em formulações dermocosméticas, tendo empregado o método titulométrico de neutralização ácido-base, determinando-se o ponto de equivalência com indicador e/ou indicação potenciométrica. A análise do teor de ácido glicólico na matéria-prima e, particularmente, no produto acabado, é importante para o controle de qualidade, principalmente, para a segurança dos consumidores. Portanto, a matéria-prima e os produtos, contendo ácido glicólico, foram analisados em dois dias, quanto ao teor de ácido glicólico livre e total utilizando soluções de hidróxido de sódio 0,1 N e o ácido clorídrico 0,1 N. A metodologia desenvolvida baseou-se na reação com a substância ativa e com as características próprias destas formulações, demonstrando ser prática e eficaz na quantificação do ácido glicólico.

Keywords : Ácido glicólico; Titulação de neutralização; ácido-base; Titulação potenciométrica; Análise quantitativa; Validação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese