SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Drug-related problems risks in patients of a geriatric institutionInfluence of the carbonic maceration on the levels of trans-resveratrol in cabernet sauvignon wine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Abstract

MARTINS, Janaina Diniz et al. Determinação da glibenclamida por espectrofotometria derivada no ultravioleta para avaliação do teste ou perfil de dissolução de comprimidos. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2007, vol.43, n.1, pp. 63-70. ISSN 1516-9332.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322007000100008.

A glibenclamida (GLIB) ou gliburida, agente hipoglicemiante oral de segunda geração, da classe das sulfoniluréias, é usada sob a forma de comprimidos para controle do diabetes mellitus. Possui baixa solubilidade aquosa, podendo proporcionar baixa liberação no teste de dissolução de comprimidos e acarretar variabilidades no tratamento. A solução metanólica de GLIB apresenta máximos de absorção em l 210 nm, 227,5 nm e 300 nm na região ultravioleta (UV). Após liberaçao de comprimidos, a sua determinação espectrofotométrica na região UV é dificultada devido à baixa concentração proporcionada após o teste de dissolução (comprimidos GLIB 5 mg, volume de meio 900 mL, 0,56 mg%) e à baixa absortividade em comprimento de onda característico, l 300 nm. Por estas razões, até hoje, não existe um método de análise proposto para o teste de dissolução em farmacopéias nacional ou estrangeiras para monografia de glibenclamida comprimidos. A falta de uniformidade nestes procedimentos onera a execução de testes de dissolução para verificação da equivalência farmacêutica de especialidades candidatas a genéricos. Este trabalho propõe a determinação espectrofotométrica de GLIB por derivada de primeira e segunda ordens (máximos l 238 nm e 218 nm, respectivamente, em tampão fosfato 0,1 mol L-1), utilizando comprimidos referência e teste contendo 5 mg de fármaco por dose unitária.

Keywords : Glibenclamida; Espectrofotometria derivada no ultravioleta; Diabetes mellitus; Comprimidos/ perfil de dissolução.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese