SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Prescription errors in a primary care university unit: urgency of pharmaceutical care in MexicoEvaluation of pectin-hpmc as compression coating: I - A study of the swelling properties of coated tablet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Abstract

NEIVA, Teresinha de Jesus Carvalho et al. Atividade antiplaquetária do Croton celtidifolius. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2008, vol.44, n.1, pp. 127-132. ISSN 1516-9332.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322008000100014.

Croton celtidifolius Baill é uma árvore encontrada na Mata Atlântica, no sul do Brasil, principalmente no estado de Santa Catarina. A infusão da casca e folhas dessa planta medicinal é utilizada na medicina popular para o tratamento de doenças inflamatórias. A atividade antiagregante do extrato bruto de C. celtidifolius (CE) e de seus flavonóides isolados por coluna cromatográfica (CC), catequina e galocatequina, foi avaliada em plaquetas humanas. O plasma rico em plaquetas (PRP) foi incubado com diferentes concentrações dos flavonóides testados (50 - 200 µg/mL) e posteriormente a agregação foi induzida pelos agonistas adenosina 5'difosfato (ADP) e colágeno. Na concentração de 200 µg/mL o CE, a catequina e a galocatequina inibiram a agregação plaquetária induzida pelos agonistas. A produção de ATP foi utilizada como um índice de capacidade de secreção plaquetária e observamos uma diminuição na produção de ATP nas plaquetas tratadas com os flavonóides e estimuladas com o colágeno. Por outro lado, os flavonóides não promoveram um efeito inibitório no tempo de protrombina (PT), tempo de tromboplastina parcial ativada (APTT) e tempo de trombina (TT). Essas observações sugerem que o C. celtidifolius exerce, in vitro, uma ação inibitória nas plaquetas através da inibição da secreção e agregação plaquetária.

Keywords : Croton celtidifolius; Agregação plaquetária; Catequinas; Galocatequinas; Coagulação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English