SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Radiopharmacy history and implications of amendment 49Analysis of the essential oils from Calendula officinalis growing in Brazil using three different extraction procedures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Abstract

SOARES SOBRINHO, José Lamartine et al. Desenvolvimento e avaliação in vitro de comprimidos a base do antichagásico benznidazol. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2008, vol.44, n.3, pp. 383-389. ISSN 1516-9332.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322008000300007.

O trabalho teve como objetivo a verificação das possíveis interferências dos excipientes utilizados na obtenção do comprimido de liberação imediata à base de benznidazol por meio do processo de compressão direta e realização de estudo comparativo entre os comprimidos obtidos e o medicamento de referência Rochagan®, obtido por meio da granulação por via úmida. Sete lotes de bancada (LB) foram produzidos e aspectos, tais como compressibilidade, fluxo do pós, peso médio, friabilidade, desintegração, dureza, teor, dissolução, uniformidade de conteúdo, cinética de liberação in vitro (dissolução) e compatibilidade físico-química fármaco/excipiente foram avaliados. Diante dos resultados obtidos pode-se verificar que os pós analisados apresentaram características adequadas para o processo da compressão direta, além da comprovação da não existência de interação de natureza físico-química entre o fármaco e os excipientes testados. Os comprimidos obtidos a partir do LB I e III foram escolhidos para o estudo comparativo frente ao medicamento de referência, demonstrando semelhança com os resultados observados, tratados estatisticamente. Torna-se, assim, uma alternativa para a produção de medicamento destinado ao tratamento da doença de Chagas com um custo reduzido e qualidade satisfatória.

Keywords : Benznidazol; Excipientes; Compressão Direta; Comprimido; Doença de Chagas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English