SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Triazenes and antibacterial activityInfluence of tobacco smoking on urinary excretion of trans,trans-muconic acid author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Abstract

LYRA JUNIOR, Divaldo Pereira de; MARCELLINI, Paulo Sergio  and  PELA, Irene Rosemir. Efeito de intervenções de atenção farmacêutica na pressão arterial de pacientes idosos com hipertensão. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2008, vol.44, n.3, pp. 451-457. ISSN 1516-9332.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322008000300015.

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito das intervenções farmacêuticas na prevenção e solução de problemas relacionados à farmacoterapia, ao índice de massa corporal e ao controle da pressão arterial de um grupo de pacientes idosos portadores de hipertensão arterial. O grupo de 30 pacientes assistidos na farmácia de uma unidade básica de saúde, em Ribeirão Preto (SP), Brasil, foi acompanhado por 12 meses. No estudo foi observado que as intervenções do programa de Atenção Farmacêutica otimizaram o uso dos medicamentos, reduziram os problemas de saúde causados pelos medicamentos e melhoraram as condições de saúde dos pacientes. As intervenções influenciaram tanto no cuidado prestado aos idosos como na obtenção de resultados de saúde positivos. Depois deste estudo, o pesquisador ministrou um curso de capacitação sobre a prática da Atenção Farmacêutica para 38 farmacêuticos da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (SP). Atualmente, alguns destes farmacêuticos estão perpetuando a prática introduzida na região.

Keywords : Hipertensão Arterial; Idosos; Atenção Farmacêutica.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English