SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Reproductive performance and embriotoxicity of rats exposed to carbamazepineEffect of crude extracts of leaves of Smallanthus sonchifolius (yacon) on glycemia in diabetic rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Abstract

ISHIKAWA, Tati; KATO, Edna Tomiko Myiake; YOSHIDA, Massayoshi  and  KANEKO, Telma Mary. Aspectos morfoanatômicos e triagem fitoquímica de Plinia edulis (Vell.) Sobral (Myrtaceae). Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2008, vol.44, n.3, pp. 515-520. ISSN 1516-9332.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322008000300023.

Plinia edulis (Myrtaceae), popularmente conhecida como "cambucá", é uma planta medicinal nativa do Brasil e empregada no tratamento de problemas estomacais e afecções de garganta por populações caiçaras. Buscando contribuir para o conhecimento da espécie, as folhas de P. edulis foram caracterizadas macro e microscopicamente e a composição química do óleo volátil foi determinada usando uma combinação de CG/EM e índices de retenção. O extrato hidroetanólico das folhas foi avaliado quanto ao perfil fitoquímico e à atividade antimicrobiana procurando-se a correlação dos metabólitos secundários e o uso tradicional. As folhas apresentam características morfológicas comuns a outras mirtáceas e algumas particularidades, como a presença de 2 a 4 idioblastos, contendo drusas e cristais prismáticos, dispostos perpendicularmente à face adaxial. No óleo volátil foram identificados 15 componentes, dentre os quais o epi-α-cadinol (21.7%), o α-cadinol (20.2%) e o trans-cariofileno (14.2%) foram os majoritários. A triagem fitoquímica do extrato hidroetanólico evidenciou a presença de substâncias de interesse farmacológico, tais como flavonóides, taninos, saponinas e terpenóides. No entanto, apesar da presença destas classes, o extrato não inibiu o crescimento de Aspergillus niger, Candida albicans, Escherichia coli e Staphylococcus aureus na concentração de até 1.000 mg/mL.

Keywords : Plinia edulis (Vell.) Sobral; Myrtaceae; Planta medicinais.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English