SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Morphoanatomic aspects and phytochemical screening of Plinia edulis (Vell.) Sobral (Myrtaceae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Abstract

BARONI, Silmara et al. Efeito do extrato bruto das folhas de Smallanthus sonchifolius (yacon) sobre a glicemia de ratos diabéticos. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2008, vol.44, n.3, pp. 521-530. ISSN 1516-9332.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322008000300024.

O presente estudo investigou o efeito do extrato bruto das folhas de yacon, obtido por extração a frio (YC) ou a quente (YH), ou por extração hidro-alcoólica (YE), na glicemia de ratos diabéticos (induzidos por estreptozocina, 50 mg/kg, i.p.) e não diabéticos. Os animais foram tratados por via oral com os extratos (400 mg/kg) ou água por um período de 3, 7, 10 e 14 dias. Após o tratamento, os animais foram anestesiados e amostras de sangue foram coletadas para determinações dos níveis de glicose e creatinina plasmática e da atividade de enzimas (AST, ALT, ALP). Também foi avaliado o consumo de ração, água, volume de urina, peso corporal dos animais e a DL50 do YE. O tratamento dos animais com YE, por 14 dias, reduziu a glicemia de ratos diabéticos e não diabéticos. Adicionalmente, o YE restaurou a atividade das enzimas que estavam alteradas, e melhorou o ganho de peso dos animais diabéticos. Estes resultados demonstraram que a efetividade do extrato de yacon está relacionada ao método de preparação do extrato e ao tempo de tratamento dos animais. O efeito do YE na glicemia de ratos diabéticos não está relacionado à redução da ingesta ou a interferência do extrato na absorção intestinal de carboidratos.

Keywords : Extrato aquoso; Antihiperglicêmico; Diabetes Mellitus; Extrato hidro-alcoólico; Smallanthus sonchifolius.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English