SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Avaliação da atividade antiamnésica da casca de C. phlomidis Linn. em camundongosImportância de polimorfismos de genes reguladores de citocinas em transplantes de células progenitoras hematopoiéticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

versão impressa ISSN 1516-9332

Resumo

FOPPA, Aline Aparecida; BEVILACQUA, Gabriela; PINTO, Luciano Henrique  e  BLATT, Carine Raquel. Atenção farmacêutica no contexto da estratégia de saúde da família. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2008, vol.44, n.4, pp. 727-737. ISSN 1516-9332.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322008000400020.

A assistência farmacêutica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é muitas vezes realizada com o objetivo primordial de garantir o abastecimento dos medicamentos nas Unidades Locais de Saúde. Freqüentemente, os cuidados com os pacientes e a promoção do uso racional dos medicamentos são marginalizados. Contudo, durante o desenvolvimento do seguimento farmacoterapêutico, são identificados problemas relacionados aos medicamentos (PRM) e dificuldades na adesão ao tratamento farmacológico, os quais estão relacionados a questões familiares e sociais, e têm contribuído para o não-sucesso terapêutico, portanto pontos-chave a serem considerados durante a Atenção Farmacêutica. Foi realizado o seguimento farmacoterapêutico de quatro pacientes atendidos em uma unidade de saúde do município de Florianópolis. Para a resolução dos PRMs, adotou-se abordagem que inclui os contextos familiar e social e, que utiliza ferramentas como o genograma e o ecomapa, além do trabalho interdisciplinar. Observou-se a importância da família e dos grupos de apoio para a resolução dos PRMs e a necessidade do farmacêutico de aprimorar a prática de atenção farmacêutica mediante a utilização de tais ferramentas. Percebeu-se, ainda, a importância das visitas domiciliares para conhecer melhor o ambiente familiar e a necessidade de trabalho interdisciplinar para melhorar a qualidade do atendimento.

Palavras-chave : Atenção Farmacêutica; Medicamentos [uso racional]; Saúde da Família; Genograma; Ecomapa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português