SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4La investigación cualitativa en Farmacia: aplicación en la Atención Farmacéutica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Abstract

BROINIZI, Priscila Regina Bolelli et al. Propriedades antioxidantes em subproduto do pedúnculo de caju (Anacardium occidentale L.): efeito sobre a lipoperoxidação e o perfil de ácidos graxos poliinsaturados em ratos. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2008, vol.44, n.4, pp. 773-781. ISSN 1516-9332.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322008000400025.

O caju (Anacardium occidentale L.) apresenta substâncias fenólicas, as quais são atribuídas propriedades antioxidantes. Sendo assim, o presente trabalho objetivou verificar a capacidade antioxidante em subproduto, ou seja, no bagaço do pedúnculo do caju. O potencial antioxidante do extrato hidroalcoólico (EHAlc) do bagaço do pedúnculo de caju foi avaliado em sistema de varredura do radical 2,2'-difenil-1-picrilhidrazilo (DPPH•) e em ensaio in vivo. No sistema DPPH, o extrato demonstrou atividade antioxidante de cerca de 95% em sua maior concentração (1000 µg/mL). Para o estudo in vivo, foram utilizados ratos Wistar administrando oralmente EHAlc (200 e 400 mg/kg de peso corpóreo) por 30 dias e analisados os tecidos plasmático, hepático e cerebral. Não houve alterações na peroxidação lipídica no plasma e no fígado dos animais tratados comparados ao grupo controle. Contudo, foi observada redução da lipoperoxidação no cérebro dos grupos tratados. Além do mais, neste tecido, os animais tratados apresentaram maior quantidade de ácidos graxos poliinsaturados (AGPI), destacando-se o ácido docosahexaenóico (DHA). Estes resultados indicam que o EHAlc contém antioxidantes naturais efetivos e que podem contribuir na redução da lipoperoxidação e preservação dos AGPICL no tecido cerebral de ratos, dando indícios da capacidade antioxidante do bagaço do pedúnculo de caju CCP-76.

Keywords : Pedúnculo de caju [propriedade]; Lipoperoxidação; Ácidos graxos [poliinsaturados]; Ácidos graxos [estudo experimental]; Ácido docosahexaenóico; Antioxidantes naturais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese