SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2O Giacometti de GenetA importância de E. T. A. Hoffmann na cena romântica francesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Alea : Estudos Neolatinos

versão impressa ISSN 1517-106X

Resumo

NOGUEIRA, Luciana Persice. Ben Jelloun e o sufismo: o zahir e o bateno. Alea [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 237-255. ISSN 1517-106X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-106X2003000200007.

O texto de Ben Jelloun reveste-se de aparentes ambigüidades: masculino-feminino, mentira-verdade, visível-invisível... Essa estrutura dicotômica funda-se no par zahir-bateno, conceitos da filosofia sufi que são inseridos nas entrelinhas através de Jorge Luis Borges (ora personagem, ora intertexto), e pela menção direta ao misticismo islâmico. Os múltiplos contadores de história e a busca trágica da identidade dos protagonistas revelam o uso obstinado e simbólico da máscara por Ben Jelloun, reforçando a dicotomia, mas revelando o seu caráter ilusório. Outros temas do sufismo podem ser ressaltados: o riso, o dhikr, o duplo, o espelho mágico, a unidade na multiplicidade, a dissolução da individualidade, a extinção - fanâ, e a ilusão do tempo. Esses temas representam a situação e a condição ambíguas do migrante.

Palavras-chave : sufismo; zahir; bateno; máscara; tempo; ilusão.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português