SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Indivíduo e sociedade no discurso da política de ensino superiorGlobalização e exclusão: a dialética da mundialização do capital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Sociologias

versão impressa ISSN 1517-4522

Resumo

THERBORN, Göran. Globalização e desigualdade: questões de conceituação e esclarecimento. Sociologias [online]. 2001, n.6, pp. 122-169. ISSN 1517-4522.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222001000200007.

O título do artigo refere-se a três conjuntos de questões fundamentais e controvertidas, não resolvidas entre os cientistas sociais, para não falar dos cidadãos sociais. Duas delas são basicamente conceituais e teóricas, a outra é, ao mesmo tempo, conceitual e empírica. Em primeiro lugar, o que é globalização? De que forma devemos conceitualizá-la? Em segundo, que tipos de desigualdade podem ser identificados e quais são os mais pertinentes? E, em terceiro lugar, que tipos de processos geram a desigualdade global que estamos observando e vivenciando? Não podemos esperar encontrar uma resposta direta para qualquer dessas perguntas, já que nenhuma delas a tem. Os objetivos deste artigo são o de contribuir para o esclarecimento das alternativas, bem com de eventuais implicações para a sua adoção, propor uma determinada abordagem conceitual-analítica e apresentar argumentos empíricos para uma abordagem multifacetada sobre a geração de desigualdade no mundo. A globalização e a desigualdade são duas encruzilhadas das ciências sociais e da filosofia social, abordadas aqui pelo autor a partir de sua formação como sociólogo e cientista político.

Palavras-chave : Globalização; desigualdade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português